Vírus Marburg: OMS em alerta máximo após surto registrado em Hamburgo
- Keyla Franco
- 4 de out. de 2024
- 1 min de leitura
Pelo menos 11 pessoas já morreram desde a última sexta-feira (27), quando o primeiro caso foi confirmado. No total, 31 infecções foram confirmadas, sendo que 19 pacientes estão em isolamento.
O vírus Marburg é um patógeno altamente contagioso que pertence à família dos filovírus, assim como o vírus Ebola.
Ele foi identificado pela primeira vez em 1967, durante surtos que ocorreram em Marburg e Frankfurt, na Alemanha, e em Belgrado, na então Iugoslávia.
O vírus já provocou surtos em várias regiões da África, incluindo Angola, República Democrática do Congo, Quênia, Uganda, Guiné Equatorial e Tanzânia.
Sintomas e formas de transmissão do vírus Marburg
A infecção é caracterizada por sintomas como febre alta, dor de cabeça intensa, dores musculares, dor abdominal, vômitos, diarreia e, em estágios avançados, hemorragias.
Os sintomas iniciais podem aparecer de dois a 21 dias após a infecção. A letalidade da doença pode chegar a 88%, o que a torna uma grave ameaça à saúde pública.
A transmissão do vírus Marburg ocorre principalmente de duas maneiras:
De animais para humanos
A infecção geralmente começa quando pessoas entram em contato com morcegos Rousettus, que são considerados os hospedeiros naturais do vírus. Esses morcegos podem transmitir o vírus através de secreções, como saliva ou excrementos, ou ao serem manipulados.
Comments